Prevenção

👉A leishmaniose conhecida como calazar, é uma grave infecção parasitária que não tem cura, causada por protozoários que atacam o sistema imunológico do animal e ao se propagar, atinge outros órgãos como pele, fígado, rins, medula óssea e baço.

É transmitida por meio da picada de flebótomos infectados, conhecidos como mosquito-palha, birigui, cangalha ou tatuquira. A doença atinge cães e também aos humanos, sendo assim uma zoonose.

Lembramos que um cão não transmite a doença para um humano pelo contato, mas se o mosquito picar um cão infectado, se tornará um vetor e poderá contaminar humanos.

👉 Qual o dever do cidadão no controle da LV?

Em primeiro lugar, deve-se evitar a criação e proliferação do inseto vetor da doença, que se reproduz no meio de matéria orgânica e em criadouros de animais. Para isso deve-se?

* evitar a criação de porcos e galinhas em área urbana;
* manter a casa e o quintal livres de matéria orgânica, recolhendo folhas de árvores, fezes de animais, restos de madeiras e frutas;
* todo esse lixo deve ser embalado e fechado em sacos plásticos;
* os proprietários de terrenos desocupados devem adotar as mesmas medidas descritas acima.

Obs: Diante da gravidade em que se encontra o nosso País, informamos que por
Motivo de segurança, não adentraremos ao seu imóvel, visando a sua e a nossa saúde.
Em tempos de Pandemia devemos cuidar ainda mais de nossa SAÚDE
Lembre-se: O melhor Agente de sua casa é VOCÊ.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support